Bancos Alimentares - Quem Somos?

A nossa Missão

Lutar contra o desperdício, recuperando excedentes alimentares, para os levar a quem tem carências alimentares, mobilizando pessoas e empresas que a título voluntário se associam a esta causa.

Campanha Banco Alimentar

A nossa Visão

Um mundo no qual todos os Homens tenham garantido o direito à alimentação.

Os nossos Valores

A Dádiva e a Partilha

Estes valores definem o espírito que norteia todas as relações que se vão estabelecer entre os diferentes intervenientes e parceiros dos Bancos Alimentares.

As Campanhas de recolha de alimentos realizam-se duas vezes por ano, habitualmente nos últimos fins de semana de Maio e de Novembro. Destinam-se:

  • a angariar alimentos básicos, relativamente aos quais não existem excedentes (como leite, arroz, massas, azeite, óleo, grão e feijão, atum, salsichas, bolachas e cereais de pequeno almoço);
  • a incentivar a partilha com as pessoas que não têm alimento à sua mesa;
  • a sensibilizar a comunidade para as carências alimentares que afetam muitas famílias.

As campanhas revestem atualmente três modalidades que se completam e complementam:

  • Campanha Saco, com voluntários presentes nas lojas que convidam à participação numa partilha do que vamos comprar para a nossa casa com famílias carenciadas;
  • Campanha Ajuda Vale, através de vales de produtos selecionados (como azeite, óleo, leite, salsichas e atum). Cada vale representa uma unidade do produto (por exemplo, "1 litro de azeite", "1 litro de leite", etc.) e inclui um código de barras próprio, através do qual é efetuado o controlo das dádivas. Ao realizar o pagamento, o dador entrega o vale na caixa registadora e os produtos ficam claramente identificados no talão de caixa. A logística de transporte para os Bancos Alimentares contra a Fome fica a cargo de cada uma das cadeias de distribuição.
  • Campanha online, através da plataforma www.alimentestaideia.pt que permite a doação de alimentos online e assim a participação na Campanha de pessoas que habitualmente não se deslocam ao supermercado ou que residam fora de Portugal, nomeadamente os emigrantes. O pagamento é feito por Multibanco, tal como com qualquer outro pagamento de serviços ou compra online, ou cartão de crédito, usando a referência e o código que são enviados automaticamente por correio eletrónico, assim como o recibo de donativo com relevância fiscal, concluída a doação.

O produto da Campanha é distribuído localmente a pessoas com carências alimentares comprovadas através das.936 Instituições de Solidariedade Social parceiras, previamente selecionadas e acompanhadas ao longo de todo o ano por voluntários visitadores.

Este modelo de intervenção permite uma grande proximidade entre quem dá e quem recebe e possibilita o desenvolvimento de um trabalho de inclusão social que vai para além do mero assistencialismo.

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.